FORMAÇÃO

Formada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou estágios focados em psicologia comunitária, na Fundação Gol de Letra, e em psicologia jurídica com adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em meio aberto. Além dessas experiências, iniciou o atendimento clínico, com a psicanálise como fundamento de interpretação.

Fez pós-graduação em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e, em paralelo, iniciou suas atividades como pesquisadora científica colaboradora no Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP) na Universidade de São Paulo. No LaEP, participou especialmente das pesquisas “Preconceito em relação aos Incluídos na Educação Inclusiva” e “Programa de ações integradas e referenciais (PAIR)” que investigou a forma como é conduzida a questão da violência sexual contra a criança e adolescente na cidade de São Paulo.Concluiu o mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e atualmente é doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (USP). A educação e, em específico, a educação escolar foi uma área de interesse político para compreender a formação dos indivíduos. Em 2018 defendeu sua tese de doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente leciona no curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho.

Com base em suas experiências e especializações em campos diversos, mas ligados pelos fatores sociais e políticos, o atendimento em psicologia clínica permite interpretações mais profundas sobre o sujeito e o meio em que vive.


Publicações
Artigos completos publicados em periódicos

 RAZERA, K. D. M. F.; RAZERA, B. A. Pokémon Go: uma análise da realidade como entretenimento. ECCOM – EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO. , v.8, p.145 – 160, 2017.

CROCHIK, J. L.; DIAS, M. A. L.; RAZERA, K. D. M. F. Teoria Crítica da sociedade, investigação social empírica e educação inclusiva. Imagens da Educação. , v.5, p.1 – 9, 2015.

FERREIRA, K. D. M. A Escola Oficina do Parque Dom Pedro em São Paulo: uma escola para menores. Imagens da Educação. , v.4, p.52 – 63, 2014.

CROCHÍK, J. L.; SILVA, P. F.; SILVA, L. B. M.; ALMEIDA, R. C. T.; SPEDO, L.; FERREIRA, K. D. M.; DIAS, M. A. L. Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar. Imagens da Educação, v. 1, p. 71-87, 2011.

 

Capítulos de livros publicados

RAZERA, K. D. M. F. Inclusão escolar e preconceito: avanços e limites da educação inclusiva In: Inclusão, Educação e Sociedade.1 ed.Goiânia : Mundial Gráfica, 2018, v.1, p. 29-38.

KOHATSU, L. N.; MOLINA, R.; RAZERA, K. D. M. F. As diferenças significativas nos desenhos animados infantis: contribuições para a formação numa perspectiva inclusiva In: Motivação, Atitudes e Habilidades: recursos para a aprendizagem.1 ed.São Paulo : Cengage Learning, 2016, v.1, p. 9-40.

CROCHIK, J. L.; SILVA, P. F.; Silva, Lucas Bullara M. da; Almeida, Raphael C. T. de; Spedo, Lenara; FERREIRA, K. D. M.; DIAS, M. A. L. Análise de um formulário de avaliação de inclusão escolar In: Preconceito e Educação Inclusiva.1 ed.Brasília : Secretaria de Direitos Humanos, 2011, v.1, p. 169-192.

 

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

 KOHATSU, L. N.; FERREIRA, K. D. M.; MOLINA, R. As diferenças significativas nos desenhos animados infantis da disney: da inocência e fantasia aos preconceitos e estereótipos In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina.
  Arte-Educação e Educação Especial. , 2013. p.3380 – 3392

FERREIRA, K. D. M. O preconceito dos estudantes de psicologia em relação ao louco. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió.

FERREIRA, K. D. M. ; BATISTA, R. R. S. ; CAMPOS, E. A. O. ; DUARTE, D. B. ; MACEDO, P. M. ; MENDES, P. S. ; MOLINA, R. ; PEGORARO, V. R. ; ROCHA, P. S. C. ; SOUZA, B. F. Shrek – Uma análise crítica da diferença nos desenhos animados. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió.

 

Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo)

MOLINA, R.; FERREIRA, K. D. M.; KOHATSU, L. N. A análise das diferenças significativas nos desenhos animados em longas-metragens e sua contribuição para a formação docente In: XII CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2015, São Paulo.  Escolas Para Todos: Políticas Públicas e Práticas dos Psicólogos. São Paulo: ABRAPEE, 2015. v.1. p.784 – 785.

Apresentação de trabalho e palestra

RAZERA, K. D. M. F. Apontamentos acerca da figura de autoridade do professor na sociedade industrial, 2017. (Congresso,Apresentação de Trabalho)

RAZERA, K. D. M. F. Relações entre indústria cultural e métodos pedagógicos, 2017. (Congresso,Apresentação de Trabalho)

RAZERA, K. D. M. F.; RAZERA, B. A. Simulacro de ajustamento sensível na indústria dos games, 2017. (Congresso,Apresentação de Trabalho)

FERREIRA, K. D. M.; KOHATSU, L. N.; MOLINA, R. As diferenças significativas nos desenhos animados infantis: contribuições para a formação numa perspectiva inclusiva, 2015. (Conferência ou palestra)

FERREIRA, K. D. M. A educação em instituições socioeducativas: uma análise de teses e dissertações, 2014. (Congresso)

CROCHÍK, J. L.; FERREIRA, K. D. M.; FERNANDES, A. M.; NEUMANN, Marcelo Moreira; CASCO, R. Bullying sexual homofóbico e hierarquia escolar, 2013. (Seminário)

FERREIRA, K. D. M. Polícia e assistência social versus educação: as políticas para menores. 2013 (Seminário).

 CROCHÍK, J. L.; FERREIRA, K. D. M.; FERNANDES, A. M.; NEUMANN, Marcelo Moreira; CASCO, R. Bullying sexual homofóbico e hierarquia escolar. 2013 (Seminário).

FERREIRA, K. D. M. Educação e trabalho para jovens internos em instituições socioeducativas. 2012. (Seminário).

KOHATSU, L. N.; FERREIRA, K. D. M.; MOLINA, R. Formação docente, diferença significativa e os desenhos animados. 2012. (Palestra).

FERREIRA, K. D. M. Uma análise da diferença significativa nos desenhos animados a partir das técnicas de animação. 2012. (Palestra).

KOHATSU, L. N.; MOLINA, R. ; FERREIRA, K. D. M. A Diferença Representada nos Desenhos Animados Infantis. 2011. (Apresentação de Trabalho).

FERREIRA, K. D. M. O preconceito dos estudantes de psicologia em relação ao louco, 2009. (Congresso)

FERREIRA, K. D. M., JESUS, D. C., STELLA, C. O preconceito do sujeito não-preconceituoso, 2007. (Congresso)

Organização de evento

 FERREIRA, K. D. M. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014. (Congresso, Organização de evento)

FERREIRA, K. D. M. Comissão organizadora do IV Seminário Teoria crítica da sociedade: direitos e violência na escola, 2013.

FERREIRA, K. D. M. Coordenou a mesa redonda Formação Docente, Diferença Significativa e os Desenhos Animados Infantis no Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2012.