Valor da consulta de psicólogos

Posted by:

O valor da consulta de psicólogos pode variar bastante, mas há formas de conseguir um valor justo para o profissional e paciente.

Há tempos atrás era comum pensar que terapia era apenas para elite. Esse pensamento não mudou totalmente, pois muitos ainda deixam de procurar terapia por pensar que não conseguirão pagar pelo tratamento.

Nos dias de hoje há diversos valores que psicólogos estipulam para suas consultas, mas é bastante comum que esses profissionais não tenham valores fixos. Dessa forma, eles combinam com o paciente um valor adequado para a consulta e que esteja de acordo com o orçamento do paciente.

No meu caso, costumo agendar a primeira sessão, que não é cobrada, unicamente para combinar valores, horários, entender um pouco a queixa do paciente e nos conhecermos.

Há muitas instituições que oferecem tratamento gratuito, mas costumam ter filas de espera de alguns meses.

Muitos convênios têm psicólogos conveniados e pode ser uma boa alternativa para quem tem plano de saúde, mas vale ressaltar que os convênios cobrem algumas consultas por ano. Vale a pena se informar com o seu convênio quantas você tem direito.

Além disso, muitos convênios utilizam métodos de reembolso para sessões de terapia. Eu dou o recibo das consultas pagas e eles apresentam ao plano de saúde para solicitar o reembolso. A quantidade e o valor das consultas reembolsadas também variam de acordo com cada convênio.

 psicologo

Vale a pena saber

Ao pesquisar por profissionais de psicologia, vale a pena você saber o que está previsto em nosso Código de Ética Profissional do Psicólogo sobre a remuneração do psicólogo.

O artigo 4º estabelece que

“Ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo:

a)      Levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;

b)      Estipulará o valor de acordo com as características da atividade e o comunicará ao usuário ou beneficiário antes do início do trabalho a ser realizado

c)       Assegurará a qualidade dos serviços oferecidos independentemente do valor acordado”.

0


About the Author:

Karen D. M. Ferreira é psicóloga clínica, com pós-graduação em Sócio-Psicologia, mestrado em Educação e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atualmente também colabora com pesquisas do Laboratório de Estudos Sobre o Preconceito do Instituto de Psicologia da USP, coordenado pelo profº José Leon Crochík.