Violência Sexual

Posted by:

Violência Sexual

A violência sexual infanto-juvenil deve ser uma preocupação para sociedade. Infelizmente é comprovado que o maior índice de violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem com pessoas próximas.

 

Uma pesquisa científica que me mobilizou bastante foi a do PAIR -Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro que, em São Paulo, teve a colaboração do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP), do qual participo, e do Laboratório de Estudos sobre a Violência . O PAIR teve como método a “pesquisa, mobilização e capacitação dos profissionais e operadores do sistema de garantia de direitos, que trabalham na área da infância e juventude”, tal como mencionado na introdução do Caderno de Textos.

A violência sexual infanto juvenil deve ser enfrentada e o Caderno de Textos – PAIR apresenta resultados e considerações importantes sobre a situação atual em São Paulo. Muitos programas do governo foram implantados desde 2001 e, para desenvolver a pesquisa e as ações do PAIR-SP, a equipe dos laboratórios que mencionei foram convidadas pelo Prof. Antonio José Ângelo Motti da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos – Governo Federal.

 

O Caderno de textos completo está disponível no link abaixo:

Caderno de Textos – PAIR

caderno

0


About the Author:

Karen D. M. Ferreira é psicóloga clínica, com pós-graduação em Sócio-Psicologia, mestrado em Educação e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atualmente também colabora com pesquisas do Laboratório de Estudos Sobre o Preconceito do Instituto de Psicologia da USP, coordenado pelo profº José Leon Crochík.